Foz do Iguaçu: Cidade Nova terá lockdown a partir de quinta-feira

A Prefeitura de Foz do Iguaçu comunicou, na noite desta segunda-feira (22), a definição de critérios para a adoção de microbloqueios regionais nos bairros com maior incidência do novo coronavírus no município.

Após as interdições iniciadas nos jardins Ipê II e Jasmim na data de hoje, a próxima região a passar por um “lockdown” deve ser a do Cidade Nova, a partir de quinta-feira (25), conforme anunciado pelo prefeito Chico Brasileiro durante transmissão ao vivo no Facebook da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Segundo o prefeito, nesta terça-feira (23), haverá reunião com lideranças do bairro para esclarecimento das ações previstas. Na quinta, às 7h, está previsto o início das restrições aos deslocamentos dos moradores.

Chico Brasileiro afirmou, também, que outras áreas da cidade, como o Profilurb II (Porto Meira), partes do Morumbi e do São João (Três Lagoas) terão, ainda nesta semana, limitações no horário de funcionamento do comércio, com fechamento a partir das 19h. Os detalhes serão anunciados ao longo da terça-feira.

Além disso, o horário geral para o expediente do comércio será reduzido em toda a cidade. Atualmente, o limite para serviços não-essenciais é 23h, com redução para 22h, possivelmente, a partir de quinta-feira.

Na quarta (24), por sua vez, a Prefeitura espera dar início à hospedagem de pacientes confirmados de covid em um hotel da área central da cidade. As vagas serão disponibilizadas para moradores em situação de vulnerabilidade e que não contam com condições para isolamento adequado em seus domicílios.

O novo Decreto com a definição de critérios para a adoção de bloqueios regionais nos bairros, foi publicado ainda ontem (22).

(Imagem: PMFI)

De acordo com Roberto Doldan, gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, uma das ferramentas centrais para definir quais locais vão passar por medidas restritivas será o mapeamento dos casos ativos (pessoas com sintomas e em fase de transmissão da doença), tendo como base o “Mapa de Calor” atualizado diariamente.

Bairros que apareçam no mapa nas colorações amarela, laranja ou vermelha, que indicam incidência mais alta de pacientes com covid, receberão medidas que podem variar, conforme o quadro de cada região, de ações de orientação a implantação de toque de recolher e bloqueio da circulação dos moradores.

De acordo com o Decreto, as regiões com coloração amarela (incidência média) terão ações de orientação, fiscalização dos estabelecimentos comerciais e intensificação das visitas dos agentes comunitários de saúde.

Já nos bairros com coloração laranja (incidência média-alta), além das medidas anteriores, será adotado toque de recolher no período noturno.

Nas áreas com coloração vermelha (incidência alta), por sua vez, pode haver adoção de bloqueio total. 

Leia mais: http://semprerci.com.br/2020/06/bairro-cidade-nova-tera-lockdown-a-partir-de-quinta-feira/

Publicado por Cris Loose

Sou jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina, com especialização em Comunicação e Marketing e com experiência em TV, rádio, impresso e assessoria. Aprendiz de jornalismo no mundo digital e apaixonada por informação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: